Vale Dicere e o angustiante Chapter 4 "Emily":
Um dos capítulos mais intensos e perturbadores
da saga até agora
![]() |
| Personagem "May" é o grande destaque do episódio. |
Misture sucessos como "O Quarto do Pânico", "O Colecionador de Corpos" e até o recente "Mãe!" e teremos o resultado do que foi o Chapter Four de Vale Dicere intitulado "Emily", já considerado o capítulo mais intenso, angustiante e perturbador da saga segundo seus próprios leitores.
Se você ainda não leu o capítulo em questão recomendamos que pare agora mesmo e leia para poder vir até esta matéria, pois aqui contém Spoilers Fortíssimos!
CUIDADO SPOILERS!
Vamos analisar algumas questões do que ocorreu neste episódio, primeiramente o final do terceiro capítulo teve aquele "terrível" cliffhanger onde os leitores começaram a criar suas teorias em relação á garota Emily e do misterioso dom que ela possui, dito isso pela personagem Lisa ainda no terceiro capítulo, porém a questão aqui é que toda aquela pressão e expectativa sobre "Emily ter algum tipo de poder psíquico de fazer coisas flutuarem e etc", foi automaticamente descartado logo no primeiro ato do episódio onde May acaba utilizando um abajur pra se livrar do cão logo de primeira e em seguida, o urso de pelúcia da Emily e posteriormente a sua boneca. Até aí tudo bem, toda expectativa estava em volta da Emily... Até o momento da cena em que May vai para o andar de baixo da casa e o cão a persegue, ela vai até a cozinha e num ato de coragem e até mesmo "insano" a moça "simplesmente" joga uma panela de água fervente nos olhos do cão, e em seguida o arremessa para dentro do forno, foi aí que o leitor percebeu: "May é a dona do capítulo".
A jovem utilizou meios domésticos pra colocar um fim nos cães assassinos que estavam rondando pela casa e praticamente deu a vida para proteger Emily até o fim, uma coisa rara de se ver é uma coadjuvante que acabara de aparecer na série (ou livro) e ter uma tremenda presença como aconteceu aqui.
Outro fato importante é que o capítulo "Emily" seguiu algumas regras do cinema e contou com 3 Plot Points (Pontos de Virada), o que deixou o percurso do capítulo ainda mais perturbador, pois quando pensávamos que havia acabado, aparecia outros cães infectados e uma nova situação fazendo com que a personagem May desdobrasse o melhor de si para tentar resolver toda a situação.
O Primeiro Ponto de Virada foi quando May colocou o cão para dentro do forno, ali terminava uma parte da agonia, e em seguida a cena corta para a Agente Leonor evacuando a todos do Edifício Ru, em seguida a cena retorna para May de novo que reencontra Emily que estava escondida e outro cão apareceu bloqueando a saída das duas, mais uma vez elas estão diante de outra situação o que fez com que May tivesse a geniosidade de encher a banheira e apanhar 3 objetos comuns no quarto de Lisa, ou seja: Um Espelho, um taco de beisebol e um secador de cabelo foi a cartada final da jovem May contra o segundo cão que morre eletrocutado dentro da banheira finalizando o segundo ponto de virada do capítulo.
Depois que tudo parece ter sido solucionado, outros cães e criaturas invadiram a casa fazendo com que May não tivesse outra escolher a não ser sair pelo telhado com a garota Emily, o plano parecia impecável até o momento em que um ajuste na barra da calça do pijama que Emily fizera antes de correr, atraiu um dos cães que violentamente a arrastou para dentro da casa novamente, ali o episódio já estava no seu ápice de tensão dramática, o terceiro ponto de virada foi quando Lisa, Victor e Cristhian aparecem e conseguem impedir que algo ainda pior acontecesse. Mas ainda sim mistérios ficaram no ar, numa cena Emily confessou a Lisa que o cachorro havia "falado" com ela, e em outra cena vemos também o perverso Dr. Addan fazendo uma ligação para a Dra Fionna sobre deixar alguma pasta em sua casa.
Resumindo: O Capítulo "Emily" mostrou que a história não precisa ter sempre cenas de ação, tiros, ou coisas do tipo pra ser interessante, mas provou que o suspense psicológico, a agonia de estar preso dentro de uma casa sem saída e sem armas de fogo é tão perturbador e eficaz do que os episódios anteriores, apesar que de uma certa forma o capítulo girava em torno da pequena Emily, foi May é quem se sobressaiu durante toda a ação dramática da trama, e a mesma é uma forte candidata á se tornar uma das personagens favoritas pelo público.
E aí você já leu o Chapter 4 de Vale Dicere? Se não, corre lá! O Chapter 5: "O Sacrifício de Fionna" será exibido na próxima Terça 06/02 ás 22h.

Comentários
Postar um comentário